domingo, 25 de janeiro de 2009

COLUMBO


Sinopse: Columbo foi um dos maiores detetives que a TV mundial já teve o prazer de conhecer (não estamos menosprezando aqui, os não menos grandiosos, Sherloke Holmes de Conan Doyle e Hercule Poirrot de Agatha Christie, pois esse dois se consagraram já na literatura, antes de chegar à TV).
O formato chamado na época de soap-opera pelos americanos, tornou-se um padrão para as séries de detetives dos anos 70. Vários outros personagens seguiram essa trajetória como Cannon, Kojak, Baretta, Barnaby Jones, Chefe Burke, entre muitos títulos. Columbo fez tanto sucesso que a Hanna-Barbera resolveu parodiar a série e criou o desenho O Rabugento com o personagem Mutley (aquele cão companheiro do Dick Vigarista) no papel de Columbo. Columbo tinha um carro muito velho, caindo aos pedaços, dizia ser casado, mas sua esposa nunca apareceu na série. Uma curiosidade é que o ator Peter Falk, que protagonizava o personagem, tinha um olho de vidro, devido a um cancer que o fez perder o olho direito aos 3 anos de idade.
O personagem Columbo foi criado em 1962 no filme "Prescription: Murder". Outra curiosidade é que o primeiro episódio da série foi dirigido não menos que por Steven Spielberg já em 1968.


1a Temporada 1971 (RMVB Legendado):

1x01. Murder By The Book -> Sendspace
1x02. Death Lends A Handr
-> Sendspace

1 Comentário:

Anônimo disse...

Link inválido

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO